500 crianças participam de Festival de Integração

Postado em: 26 de junho de 2017

500 crianças participam de Festival de Integração

Festival da Força Atlética reuniu crianças de onze escolas da região metropolitana

                                                      

Crianças de onze escolas de municipais e estaduais de Goiânia e região metropolitana participaram na última segunda-feira (26) do momento mais esperado desse semestre, o festival de integração do Projeto Handebol Inclusão e Cidadania . Treze ônibus desembarcaram no Sesi Ferreira Pacheco com  meninos e meninas que participam do projeto , que é desenvolvido pela Força Atlética desde 2007.

As crianças tiveram um momento de integração, com muitos jogos, brincadeiras e lanches. Além da pipoca, algodão doce, bambolê, corda e cama elástica outro atrativo foi a mascote da Força Atlética. A abelhinha vermelha distribuiu simpatia e alegria entre as crianças e os pais.

Segundo a presidente da Força Atlética, Lilian Queiroz Antonio, o destaque desta edição foi a participação maciça dos pais e responsáveis. “O festival é um dia muito especial. A satisfação de ver o sorriso no rosto de cada criança paga todo o trabalho desenvolvido”, afirma.

A dona de casa Daniela Rodrigues acompanhou o filho no festival, o filho dela está no projeto desde o ano passado. “É a primeira vez que venho. O Festival é muito importante, pois permite que nossas crianças saiam do sedentarismo e conheçam novos amigos”, explica.

Outros festivais

Apenas em 2017, a Força Atlética desenvolveu outros 20 festivais menores que reuniram até três escolas, com a participação de 120 alunos em cada um. A previsão que o próximo abrangendo todas as escolas seja em setembro.

Conheça mais sobre o projeto social

A Força Atlética desenvolve o projeto Handebol Inclusão e Cidadania para atender alunos das redes públicas de educação. A ação é voltada para crianças e pré-adolescentes, oferecendo inclusão, esporte e aulas sobre meio ambiente,  combate às drogas e outros temas ligados à cidadania e já beneficiou mais de quatro mil crianças.

O projeto tem o patrocínio da Petrobras e acontece em onze escolas municipais e quatro estaduais situadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Os alunos participantes recebem uniformes gratuitos. Em cada núcleo, as crianças têm duas horas semanais de aulas de handebol e uma hora de atividades diversas como palestras, pesquisas, trabalhos e aulas teóricas e práticas sobre temas relevantes para o exercício da cidadania como meio ambiente, combate às drogas e a criminalidade, higiene pessoal, educação sexual, equidade de gênero, igualdade racial, interação das diferenças e o respeito as individualidades.

“Tem espaço para todo o tipo de criança e não precisa ter perfil de futuro atleta”, explica a presidente da Força Atlética. Os alunos escolhidos para o projeto são indicados pela escola, priorizando crianças em situação de maior risco social, alunos com dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção e problemas disciplinares.

Mais esporte

A Força Atlética possui uma equipe feminina de handebol profissional que representa Goiás em competições regionais e nacionais. A equipe é beneficiada pelo Pró-Esporte, programa de incentivo ao esporte da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). Já o Projeto Social tem patrocínio da Petrobras, apoio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte e da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte.